Projeto de Reforma

O Projeto de Reforma corresponde à transformação de um espaço pré-existente para que este receba novo formato e estilo. Além das etapas de projeto já conhecidas, um Projeto de Reforma contempla uma primeira etapa no processo fundamental para garantir uma boa execução: trata-se do Levantamento da Área.

 

O Levantamento da Área refere-se às medições e coletas de dados feitas "in loco" para especificar a área a ser trabalhada. É neste levantamento que observa-se de que forma o ambiente poderá ser transformado sem que isso prejudique a estrutura do mesmo. É de extrema importância que essa etapa seja bem trabalhada e abranja a maior quantidade de informações possíveis do espaço, da estrutura e de suas instalações.

 

As demais etapas no Projeto de Reforma assemelham-se as etapas de um Projeto Arquitetônico. A segunda, é denominada Estudo Preliminar e trata-se do processo de criação das primeiras soluções arquitetônicas propostas. Nesta etapa, o Levantamento da Área é desenhado e analisado, assim como as exigências contidas no programa de necessidades. Este último trata dos desejos do cliente a respeito das modificações pretendidas, e é o que determina de que forma as alterações se darão em projeto. Destacamos que o estudo preliminar não é único e nem apenas um resultado. Ele é todo o processo criativo e abrange todas as apresentações necessárias para que o projeto seja definido e afinado pelo arquiteto juntamente com o cliente.

 

A terceira etapa de Projeto é o Anteprojeto. Este projeto corresponde a lapidação do estudo preliminar definido, isto é, monta-se em desenho técnico todo o conjunto de informações necessárias e suficientes para caracterizar os serviços e a obra. Esta etapa apresenta o detalhamento necessário para a definição e quantificação dos materiais, equipamentos e serviços relativos à construção.A quarta e última etapa é caracterizada como Projeto Executivo e possui como alguns de seus subprodutos: Projeto de Paginação de Pisos, Projeto de Detalhamento de Esquadrias, Projeto Luminotécnico, Projeto de Pontos Elétricos, entre outros. Toda esta etapa refere-se aos detalhamentos necessários para a execução da obra e se dá ao longo do seu processo. Resumidamente, são desenhos a serem seguidos para que a obra se apresente de acordo com o projeto, garantido que todas as decisões estabelecidas em projeto sejam contempladas na obra finalizada.