Projeto Paisagístico

O Projeto Paisagístico refere-se ao desenvolvimento de áreas verdes, trabalhando seus desenhos e seus elementos. Neste projeto são projetados fluxos, caminhos e definidas as espécies arbóreas, bem como sua locação na área verde criada. Um Projeto Paisagístico se desenvolve em duas fases, o Estudo Preliminar e o Projeto Executivo.

 

O Estudo Preliminar trata do processo de criação das primeiras soluções paisagísticas propostas. É realizada uma análise de todas as condicionantes que influenciarão nas decisões projetuais, como o terreno e os desejos do cliente. A análise do terreno contempla uma apreciação da sua natureza, nível de insolação e das edificações em seu entorno, uma vez que são estes os fatores que norteiam a definição das espécies propostas. Destacamos que o estudo preliminar não é único e nem apenas um resultado. Ele é todo o processo criativo e abrange todas as apresentações necessárias para que o projeto seja definido e afinado pelo arquiteto juntamente com o cliente.

 

O Projeto Executivo corresponde aos detalhamentos necessários para a execução do projeto e se dá ao longo do seu processo. Resumidamente, são desenhos a serem seguidos para que a área verde executada se apresente de acordo com o projeto, garantido que todas as decisões estabelecidas em projeto sejam contempladas na obra finalizada. Neste desenho estarão definidas as espécies de plantas, suas quantidades e seu posicionamento para execução exata.