Projeto Urbanístico

O Projeto Urbanístico refere-se às interferências na cidade através da criação de loteamentos, traçados urbanos e até mesmo áreas para uso público, como praças, centros cívicos, pátios abertos, entre outros. Há duas etapas no processo de desenvolvimento de um Projeto Urbanístico.

 

A primeira etapa é o Estudo Preliminar e se trata do processo de criação das primeiras soluções urbanística propostas. Nesta etapa de Projeto, é realizada uma análise urbana e social do espaço, para que os novos traçados influenciem positivamente nos fluxos definidos e os equipamentos de uso público sejam bem recebidos pelo usuário. Além disso, são consideradas as normas e restrições estabelecidas pelos órgãos municipais e estaduais competentes. As análises a priori são fundamentais para que o produto final criado atenda à população da melhor forma desejada.

 

Na segunda etapa, o desenho final é definido e são feitos todos os cálculos necessários para a aprovação junto aos órgãos públicos, além dos dados informativos para registro no cartório. Após a definição do Projeto Urbanístico, o mesmo pode evoluir para o desenvolvimento de edificações pontuais, caracterizando projetos arquitetônicos específicos.