Projetos Complementares

A Cia de Arquitetura conta com uma equipe técnica especializada para desenvolver os projetos complementares de uma obra.
São projetos complementares de engenharia necessários para a obra:

 

Estrutural

O Projeto Estrutural, também chamado de cálculo estrutural, é o dimensionamento das estruturas que vão sustentar uma edificação (vigas, lajes e pilares), sendo o responsável pela segurança das edificações, não só evitando o colapso como também patologias (trincas, quedas de revestimentos, deslocamentos de pisos,etc.) que podem ocorrer em uma edificação.

 

Hidrossanitário

O Projeto Hidrosanitário, por vezes chamado de Projeto Hidráulico,contempla as informações necessárias para a correta distribuição de águas dentro da obra. Tanto a água fria como água quente, bem como a coleta e a entrega na rede coletora de esgoto. Também estão presentes neste projeto a disposição das tubulações de coleta de águas pluviais, quando necessárias.
Se executado adequadamente, promove economia, conforto e higiene.
Casos comuns de pouca pressão de água em chuveiros e mal cheiro em ralos são oriundos da falta de um bom projeto hidro-sanitário.

 

Elétrico

O Projeto Elétrico é o detalhamento da instalação elétrica do empreendimento. Consiste no dimensionamento dos circuitos, fios, eletrodutos, disjuntores, quadros e seus respectivos detalhamentos.

É importante para que se tenha economia e um bom planejamento da obra, já que oferece a quantificação de todos os materiais, para a segurança, uma vez que as instalações elétricas serão dimensionadas conforme a NBR 5410 e para eventuais mudanças ou reparos na instalação.

 

Além destes três, há ainda os projetos complementares opcionais, que vem para otimizar ainda mais a execução, e são eles:

Telefonia e Logica, Climatização e Automação.